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Curiosidades Musicais

 

Curiosidades Musicais1685: Neste ano nasceram três grandes músicos: Domenico Scarlatti (Nápoles). Johan Sebastian Bach (Eisenach) e George Friedrich Haendel (Halle).

 

curiosidades musicais1741: Foi o ano durante o qual Haendel escreveu o oratório “Messias”. Ele só começou a compor oratórios aos cinquentas e três anos. Por ajudar a desenvolver esta forma musical, ficou conhecido como Mestre do Oratório. Compôs vinte e sete deles, dos quais dezesseis estão em inglês. No ano de 1741, atravessando dias difíceis (sua segunda falência financeira, um derrame e paralisia), o escritor Charles Jennens mandou-lhe um libreto chamado “Messias”. Foi sua grande inspiração. Em vinte e quatro dias, Haendel, transformou esse texto bíblico em um oratório. O coro “Aleluia” é muito conhecido, e é cantado ao término do segundo movimento. Essa composição livrou-o de suas dívidas e ele ainda pôde ajudar várias instituições religiosas e de caridade.

 

Curiosidades Musicais1810: Dois grandes compositores românticos estariam completando 200 anos de nascimento em 2010. Frédéric Chopin (Zelazowa-Wola) e Robert Schumann (Zwickau).

Polonês, Chopin deixou Varsóvia aos 19 anos para se aperfeiçoar no piano na França. Levou consigo um copo cheio de terra do seu país. Nunca mais voltou lá, mas nutria um sentimento romântico patriótico pela Polônia. Ela inspirou muita de suas composições: concertos, prelúdios, sonatas, noturnos, as “polonaises”, as mazurcas, e as valsas. A terra que levara consigo foi derramada sobre seu caixão, ao ser enterrado.

Robert Schumann, alemão só começou sua educação musical de forma regular aos dezoitos anos. Em Leipzig, 1830 estudou com Friedrich Wieck, pai de sua futura esposa, Clara na época com nove anos de idade. Aos vinte e dois anos, danificou seu dedo quatro da mão direita ao tentar desenvolver uma técnica para independência dos dedos. Mas ele não ficou abatido com isso e em, 1831, publicava sua primeira composição, Variações Abegg, onde o tema da música eram as notas lá-si-mi-sol-sol, as letras do nome de uma moça. Inicialmente, dedicou-se a compor para o piano, mas, em 1940 começou as escrever canções. Escreveu mais de 250 delas. Compôs também sinfonias. A única forma musical na qual Schumann ano alcançou sucesso foi a ópera.

A partir de 1810, três compositores começaram a fazer sucesso na ópera italiana antes de Verdi: Rossini, Donizetti e Bellini. Esse tipo de composição era leve, facilmente assimilado pela plateia e valorizava o cantor e seu canto. Por isso fazia sucesso imediatamente.

 

Curiosidades Musicais1866: Este foi o ano da prova final de composição de Antônio Carlos Gomes. Em 1863, o imperador D. Pedro II, apoiou-o no seu projeto de ir para Itália. Por causa da sua idade, não pode ser aceito no Conservatório de Milão (na Itália há um limite máximo de idade). Fez então, aulas particulares com o Maestro Lauro Rossi e prestou apenas o exame final recebendo seu diploma de maestro.

 

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1811 – 2011: Bicentenário de Nascimento de Franz Liszt

 

Liszt nasceu em Rainding, Hungria, em 22 de outubro 1811. Criança-prodígio tocava bem piano aos sete anos, começou a compor aos oito e dar concerto aos nove. Embora nascido na Hungria, tinha descendência alemã, e pouco aprendeu a falar o idioma de sua terra natal, pois se mudou aos dez – onze anos para Viena, onde continuou seus estudos de música. Em 1827 fixou residência em Paris.


Três grandes compositores influenciaram sua carreira: 1) Berlioz, com quem aprendeu o significado da cor do som e “o pensar grande”; 2) Paganini e seu virtuosismo; e 3) Chopin e seus contrastes. Aos vinte anos, ouviu o grande violinista Paganini tocar, e disse a si mesmo que se tornaria um “Paganini” do piano. Abandonou temporariamente a carreira de concertista e dedicou-se integralmente aos estudos. Eram oito a doze horas por dia tocando, sendo que cerca de cinco horas eram usadas para técnica. Tornou-se o maior pianista de seu tempo e, possivelmente, o maior de todas as épocas. Sua reestréia foi apoteótica. Clara Schumann estava lá. Outro pianista famoso na época comentou frustrado, após vê-lo tocar, que coisa alguma sobrara para ele fazer ao piano.


Liszt tinha ouvido absoluto. Era capaz de reproduzir perfeitamente uma peça ouvida apenas uma vez, por mais longa que fosse. Tinha, também, excelente leitura à primeira vista. Foi o primeiro executante a tocar peças inteiramente de memória, comportamento adotado pelos músicos solistas a partir de então.


Pessoa de muita aparência, magnetismo pessoal, esplêndida técnica, sonoridade impressionante, soube ele tirar partido desse fato, tornando-se, também, um “showman”. Foi ele quem solicitou que o piano fosse colocado de lado (como se usa hoje nas apresentações) para experiências acústicas e, dizem, por causa de seu perfil perfeito, para que as pessoas pudessem observá-lo, embora ele não admitisse que este fosse o motivo. Interessante mencionar que, documentadamente, Liszt é considerado como sendo a primeira pessoa que tentou usar a música como terapia, após visitar pessoas em hospitais.


Tinha personalidade complicada, e isso se manifestava em sua música – uma das mais complexas entre os compositores românticos. Foi ele quem plantou as sementes da atonalidade cujos frutos seriam colhidos mais tarde por Wagner. As últimas obras de Liszt sugeriam o impressionismo de Debussy e as dissonâncias de Bártok.


Abandonou a carreira de pianista aos 36 anos. Foi ser diretor musical de teatro. Escreveu obras para orquestra e coral. Ajudou muitos compositores ainda pouco conhecidos como Berlioz, Grieg,Wagner, Debussy, Saint-Saëns, Fauré, Borodin e Smetana, entre outros. Inventou a forma orquestral POEMA SINFÔNICO, peça de um movimento baseada em um poema, uma pintura, etc., adotada, posteriormente, por compositores como Richard Strauss e Saint-Saëns. Tornou-se, também, professor de alunos que vinham de todas as partes e a quem ele dava preciosos conselhos. Lecionou, gratuitamente, para mais de 400 alunos. Compôs música para órgão, música religiosa e canções. Após uma viagem a Budapeste, escreveu sobre a música dos ciganos e compôs as 19 Rapsódias Húngaras.


Uma de suas obras-primas para piano, a Sonata para piano em si menor, composta em 1853, durava trinta minutos. E foi exatamente esta obra que Liszt resolveu tocar para Brahms, ainda jovem no início da carreira, quando este foi visitá-lo e aconselhar-se com Liszt. Brahms, famoso por ser grande dorminhoco, não conseguiu conter o sono e dormiu enquanto Liszt tocava. Tornaram-se inimigos.


Franz Liszt faleceu em Bayereuth, Alemanha, em 31 de julho de 1886, aos 75 anos, vítima de pneumonia. Estava cercado por seus queridos alunos Friedheim, Siloti, Stavenhagen, e outros e por uma de suas duas filhas (a outra faleceu ainda pequena), Cosima, viúva de Wagner. Anton Brückner tocou órgão no funeral.

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