Curiosidades Musicais

 

Curiosidades Musicais1685: Neste ano nasceram três grandes músicos: Domenico Scarlatti (Nápoles). Johan Sebastian Bach (Eisenach) e George Friedrich Haendel (Halle).

 

curiosidades musicais1741: Foi o ano durante o qual Haendel escreveu o oratório “Messias”. Ele só começou a compor oratórios aos cinquentas e três anos. Por ajudar a desenvolver esta forma musical, ficou conhecido como Mestre do Oratório. Compôs vinte e sete deles, dos quais dezesseis estão em inglês. No ano de 1741, atravessando dias difíceis (sua segunda falência financeira, um derrame e paralisia), o escritor Charles Jennens mandou-lhe um libreto chamado “Messias”. Foi sua grande inspiração. Em vinte e quatro dias, Haendel, transformou esse texto bíblico em um oratório. O coro “Aleluia” é muito conhecido, e é cantado ao término do segundo movimento. Essa composição livrou-o de suas dívidas e ele ainda pôde ajudar várias instituições religiosas e de caridade.

 

Curiosidades Musicais1810: Dois grandes compositores românticos estariam completando 200 anos de nascimento em 2010. Frédéric Chopin (Zelazowa-Wola) e Robert Schumann (Zwickau).

Polonês, Chopin deixou Varsóvia aos 19 anos para se aperfeiçoar no piano na França. Levou consigo um copo cheio de terra do seu país. Nunca mais voltou lá, mas nutria um sentimento romântico patriótico pela Polônia. Ela inspirou muita de suas composições: concertos, prelúdios, sonatas, noturnos, as “polonaises”, as mazurcas, e as valsas. A terra que levara consigo foi derramada sobre seu caixão, ao ser enterrado.

Robert Schumann, alemão só começou sua educação musical de forma regular aos dezoitos anos. Em Leipzig, 1830 estudou com Friedrich Wieck, pai de sua futura esposa, Clara na época com nove anos de idade. Aos vinte e dois anos, danificou seu dedo quatro da mão direita ao tentar desenvolver uma técnica para independência dos dedos. Mas ele não ficou abatido com isso e em, 1831, publicava sua primeira composição, Variações Abegg, onde o tema da música eram as notas lá-si-mi-sol-sol, as letras do nome de uma moça. Inicialmente, dedicou-se a compor para o piano, mas, em 1940 começou as escrever canções. Escreveu mais de 250 delas. Compôs também sinfonias. A única forma musical na qual Schumann ano alcançou sucesso foi a ópera.

A partir de 1810, três compositores começaram a fazer sucesso na ópera italiana antes de Verdi: Rossini, Donizetti e Bellini. Esse tipo de composição era leve, facilmente assimilado pela plateia e valorizava o cantor e seu canto. Por isso fazia sucesso imediatamente.

 

Curiosidades Musicais1866: Este foi o ano da prova final de composição de Antônio Carlos Gomes. Em 1863, o imperador D. Pedro II, apoiou-o no seu projeto de ir para Itália. Por causa da sua idade, não pode ser aceito no Conservatório de Milão (na Itália há um limite máximo de idade). Fez então, aulas particulares com o Maestro Lauro Rossi e prestou apenas o exame final recebendo seu diploma de maestro.

 

Voltar para indice curiosidades musicais