1. RITMO COM RITMO 
  2. Harmonia Funcional
  3. Memorização na Prática Pianística
  4. Harmonização e Rearmonização
  5. WORKSHOP do material didático da Profa. Hannelore

 

1. RITMO COM RITMO

 

A proposta é uma abordagem didática do ritmo e das suas dificuldades, usando o raciocínio para resolver problemas e solucionar entraves e deficiências. É uma abordagem TEÓRICO-PRÁTICA, que expõe uma METODOLOGIA de ensino do ritmo, desenvolvida a partir de uma gama de dificuldades relatadas pelos alunos, pesquisas das neurociências e da eficácia obtida no binômio ensino/aprendizagem.

Os objetivos são:

  • listar e explicar os conteúdos teóricos necessários para a execução da leitura e escrita rítmica;
  • identificar fatores limitantes para o aprendizado do ritmo; cuidados necessários e suas soluções;
  • desenvolver a consciência da pulsação e de como ver, sentir e executar o ritmo;
  • como formar no aluno um quadro mental rítmico preciso;
  • como executar, segundo nossa metodologia, uma leitura rítmica e um ditado rítmico, inicialmente e em nível mais adiantado;
  • identificar padrões rítmicos;
  • contextualizar o ritmo.

  Duração: 1 dia. INFORMAÇÕES: (27)98116 8336 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

2. Harmonia Funcional

Curso teórico-prático que aborda a harmonia de uma forma objetiva, dinâmica, clara, informativa e formativa. É indicado para:

  • Alunos e professores que desejam aprender a harmonizar, rearmonizar e improvisar;
  • Profissionais que desejam conhecer melhor o raciocínio da música que estão tocando ou ouvindo;
  • Professores que lecionam teoria musical, especificamente sobre escalas, acordes e harmonia vocal e instrumental;
  • Músicos que desejam ter base a teórica necessária para começar a arranjar e improvisar.

Requisitos:

  • Conhecimento de intervalos, escalas tonais, acordes de 3 e 4 sons.

Conteúdo:

  • Intervalos
  • Escalas tonais, modais, pentatônicas, simétricas, “blues”, etc
  • Acordes de 3, 4, 5, 6 e 7 sons e suas alterações
  • Funções dos acordes
  • Análise de partituras
  • Introduções e finalizações
  • Retornos
  • Harmonização e rearmonização
  • Noções de arranjo e improvisação

 Duração: 2 dias. INFORMAÇÕES: (27)98116 8336 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

3. Memorização da Prática Pianística

Muitos adultos que estudam piano manifestam o grande desejo de ter um repertório memorizado, mas não conseguem seu intento. Consideramos importante que cada aluno saiba de memória algumas partituras de seu repertório anual. Quando o professor fizer a seleção, já pode incluir 2 ou 3 músicas apropriadas para este fim.

Sim, nem todas as partituras são fáceis de serem memorizadas. Como o adulto nem sempre dispõe de tempo para a prática diária, melhor optar por aquelas músicas que não são formadas por padrões complexos e nem têm passagens técnicas difíceis. Muitos são os compositores contemporâneos que disponibilizam esse tipo de repertório: Dennis Alexander, Catherine Rollin, Nancy Faber, Margareth Magrath, Robert Vandall, Lynn Freeman Olson, Paul Sheftel, Jane Smisor Bastien, Melody Bober, Mary Leaf, Tom Masinter, Samuel Aster, Kevin Kostley, Carol Matz, Jeanne Costello etc., além do repertório clássico. A escolha dependerá do interesse/da identificação do aluno com o estilo das músicas, desafios propostos pelo professor e nível de estudo. 

MEMORIZAR faz parte da educação musical e é uma fase importante no aprendizado do aluno. A memorização deve fazer parte da aula regular. A mente do aluno deve ser, sistematicamente, treinada para memorizar frases curtas. 

MEMÓRIA - É a capacidade de recordar dados aprendidos ou experienciados. 

MEMORIZAÇÃO – É o processo e a disciplina pelos quais se pode obter esta faculdade. Memória é o produto final da memorização. 

BENEFÍCIOS da MEMORIZAÇÃO:

  • Agiliza a mente do músico para perceber detalhes da partitura e resolver problemas de leitura e técnicos; melhora atenção e concentração;
  • Torna mais fácil a memorização de partituras subsequentes;
  • Desenvolve a leitura à primeira vista;
  • Promove maior entrosamento com a música e com o instrumento;
  • Promove maior liberdade para interpretar e criar, porque libera o executante da partitura;
  • Desenvolve autoconfiança.

A TÉCNICA de memorização ajuda, de forma especial, aqueles alunos que têm dificuldade ou impossibilidade de ter um repertório próprio memorizado, e aqueles que têm limitações para se apresentar em público. Passo a passo, são trabalhadas as memórias (visual, auditiva, topográfica, cinestésica e analítica), fatores que podem interferir na memorização/execução e conteúdos teóricos (leitura, harmonia, formas musicais etc.) que contribuem para facilitar o trabalho do aluno.

Duração: 1 ou 2 dias.  INFORMAÇÕES: (27)98116 8336 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

4. Harmonização e Rearmonização 

1. O que é...?

HARMONIZAR é criar uma progressão de acordes que acompanha uma melodia. O raciocínio que possibilita a escolha dos acordes é explicado no curso de HARMONIA FUNCIONAL. O presente curso enfatiza a aplicabilidade das regras e orientações estudadas.

REARMONIZAR é um recurso que renova a vida de uma harmonização padrão, ou antiga, ou desinteressante, ou complexa demais para o nível desejado.

2. Requisitos:

  • Saber intervalos (na pauta e no teclado);
  • Conhecer escalas tonais (maiores e menores) e modais;
  • Saber acordes até 7 sons e possíveis alterações; inversões;
  • Saber usar o círculo das quintas;
  • Saber as regras que regem as progressões harmônicas;
  • Ter conhecimento de fraseado e cadências;
  • Ter noções de formas musicais;
  • Saber notação analítica.

3. Conteúdo:

  • Como começar a harmonizar;
  • Raciocínios para harmonizar: progressivo e retroativo;
  • Análise de partituras;
  • Técnicas de rearmonização:
              • Substituição de acordes,
              • Acréscimo de acordes e
              • Acréscimo de alterações aos acordes básicos.

4.Duração: 2 dias (14 horas). INFORMAÇÕES: (27)98116 8336 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

5. Workshop do Material Didático Profa. Hannelore

Nesse evento, são apresentadas 28 obras da autora, que abrangem diversos tópicos do ensino da música: teoria, repertório, escalas tonais e modais, acordes tonais e modais, harmonia funcional, treinamento auditivo, Círculo das quintas e seu uso, História da música, leitura à primeira vista, musicalização para adultos, ritmo, teclado eletrônico e teoria para cantores.

 

A professora expõe e explica a metodologia aplicada e/ou desenvolvida especificamente para a elaboração desse material, a fim de:

  • Capacitar o aluno a aprender música de forma clara, holística, prática e com o melhor aproveitamento possível do tempo, e
  • Auxiliar o professor no planejamento e ministração das aulas e avaliações.

Uma abordagem visual-teórico-auditivo-prática para o ensino de:

Intervalos, escalas tonais/modais /outras, acordes, ritmo, leitura à primeira vista, treinamento auditivo etc.

Uma explanação pedadógica sobre a interrelação de todo o material didático.

Carga horária: 7 horas (1 dia)

 

 INFORMAÇÕES: (27)98116 8336 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Todos os cursos têm certificado de participação.
O agendamento dos cursos depende da data de contato do interessado e da agenda da palestrante.
Alguns cursos exigem material especial para sua ministração.
Alguns cursos têm limite quanto ao número de participantes.

 

Voltar para o Indice