Leitura à Primeira Vista

LEITURA À PRIMEIRA VISTA é a habilidade de ler e tocar uma partitura vendo-a pela primeira vez. Esta aptidão é inata para alguns músicos, mas pode ser desenvolvida usando-se abordagem e material adequados. 112 páginas.
Descrição

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Leitura à primeira vista é a habilidade de ler e tocar uma partitura vendo-a pela primeira vez. Esta aptidão é inata para alguns músicos, mas pode ser desenvolvida usando-se abordagem e material adequados.
Segundo Hardy (1998), esse tipo de leitura representa um desafio para os alunos, e isso se deve à necessidade de:

a) HABILIDADES INDIVIDUAIS: psicomotoras (tátil), memória de curta duração (operacional ou primária), leitura e reconhecimento de padrões (melódicos, rítmicos e harmônicos), capacidade para manter a pulsação, limiar de concentração e imagem auditiva.

b) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: notação musical e dedilhado, topografia do teclado, conceitos de teoria e estrutura musical.

Ao analisar o processo de LEITURA MUSICAL, podem-se enumerar cinco pontos fundamentais:
1) a partitura; 2) os olhos; 3) os ouvidos; 4) as mãos; 5) o cérebro integrando, interpretando e comandando todo o processo.

A abordagem do método é baseada em:

  • Leitura por desenho melódico
  • Notas de referência
  • Leitura rítmica
  • Leitura intervalar
  • Leitura por acordes/progressões/posições.
CONTEÚDOPag
Notas de referência: FÁ e SOL / Intervalos – Intervalo de 2ª 13
Desenho melódico
Nota de referência: DÓ central 16
O Sistema 19
Valores: semibreve, mínima e semínima / pausas 21
Pulsação e Ritmo
Compasso / Fórmula de compasso 4/4 (quaternário simples) 22
Intervalo de 3ª. 25
Fórmula de compasso 3/4 (ternário simples) 29
Fórmula de compasso 2/4 (binário simples)
Nota de referência: SOL grave e FÁ agudo 32
Recapitulação das notas de referência / Mínima pontuada 35
Intervalo de 4ª. 36
Tocando de mãos juntas 38
Acidente: sustenido 40
Dinâmica 41
Acidente: bemol 42
Intervalo de 5ª. 43
Ligadura de prolongamento 45
Intervalos harmônicos até 5ª. 46
Colcheias 48
Toques: “legato” e “staccato” 50
Anacruse 52
A semínima pontuada 53
Troca de dedilhado 55
Intervalo de 6ª. 56
Tetracorde 58
Passagem do dedo 2 sobre o dedo 1 60
A escala de DÓ maior 62
Tríade 64
As escalas de SOL maior e FÁ maior / Armadura de clave 65
Posição estendida do acorde de 3 sons 67
Inversão das tríades 69
Classificação de intervalos: 3ª. M e m, 5ª. J 71
Acorde maior 73
Acorde menor e diminuto 75
Tríades da escala de DÓ maior 76
Semicolcheia 78
Intervalos de 7ª. e 8ª. 80
Acordes de 4 sons (tétrade) 82
Ritmos derivados das 4 semicolcheias 84
Progressão de acordes 86
As fórmulas de compasso 2/8, 3/8 e 4/8 88
A escala menor 89
Os 3 tipos da escala menor 90
Escala de MI menor 91
Escala de RÉ menor 92
A fórmula de compasso “ALLA BREVE” ou 2/2 93
A escala cromática 94
Andamentos 95
Sinais de dinâmica: crescendo, diminuindo e acento 96
A fórmula de compasso 6/8 (binário composto) 97
Outras escalas maiores 99
Quiáltera 101
Leituras complementares 103