Elementos de Teoria 2ª Edição
Este livro destina-se a alunos que desejam ser iniciados no aprendizado da música ou organizar seus conhecimentos teóricos.
Todo conteúdo é apresentado com uma exposição de cada tópico seguido de exercícios de fixação. 222 páginas.
Todo conteúdo é apresentado com uma exposição de cada tópico seguido de exercícios de fixação. 222 páginas.
Descrição
Baixe alguns tópicos do livro aqui.
A exposição do conteúdo foi idealizada de uma forma que permite ao estudante e ao professor terem acesso fácil e prático às informações básicas dos fundamentos da música.
A tônica desse trabalho é conduzir o aluno na elaboração de conceitos claros e ordenados, para que esses elementos se tornem significativos na sua experiência musical. 110 capítulos, 222 páginas.
CONTEÚDO | Cap |
---|---|
Música - Som - Silêncio - Propriedades do som | 01 |
Pauta ou Pentagram – Notas | 02 |
Clave de Sol | 03 |
Clave de FÁ | 04 |
Valores: figuras e pausas | 05 |
Compasso – Barra de divisão – Barra dupla | 06 |
Fórmula de compasso – Pulsação – Ritmo | 07 |
O Sistema – Linhas suplementares | 08 |
Pausas | 09 |
Duas novas Fórmulas de compasso: 2/4 e 3/4 | 10 |
Mínima pontuada | 11 |
Colcheias | 12 |
Ligadura – Ligadura de prolongamento | 13 |
Pausa de colcheia | 14 |
Semínima pontuada | 15 |
Compasso: unidade de tempo | 16 |
Compasso: unidade de compasso | 17 |
Semitom e tom | 18 |
Acidentes | 19 |
Sinais de repetição | 20 |
Sinais de dinâmica | 21 |
Andamentos e suas modificações | 22 |
Semitom – Coma – Enarmonia | 23 |
Tetracordes | 24 |
Escala Tonal Maior – Fórmula | 25 |
Sol Maior e Fá Maior | 26 |
Tetracordes que começam em teclas pretas | 27 |
Escalas Maiores – continuação | 28 |
Armadura de clave | 29 |
Semicolcheia | 30 |
Pausa de semicolcheia | 31 |
Colcheia pontuada | 32 |
Intervalos – Conceito e classificação | 33 |
Intervalos – Identificação na pauta | 34 |
Intervalos – Classificação | 35 |
Intervalos – Classificação | 36 |
Intervalos de 2ª. e 3ª. | 37 |
Intervalos de 4ª. e 5ª. | 38 |
Intervalos de 6ª. e 7ª. | 39 |
Intervalos de 8ª. e compostos | 40 |
Intervalos enarmônicos | 41 |
Fórmulas de compasso: 2/8, 3/8 e 4/8 | 42 |
Ritmos derivados das 4 semicolcheias | 43 |
Uníssono das claves | 44 |
Tempos fortes e fracos (Acento métrico) | 45 |
Contratempo e Síncope – Anacruse | 46 |
Círculo das Quintas – Escalas Maiores com sustenido | 47 |
Círculo das Quintas – Escalas Maiores com bemol | 48 |
Círculo das Quintas completo | 49 |
Quiálteras | 50 |
Compassos Compostos – Tipos | 51 |
Outros valores | 52 |
Compassos Correspondentes | 53 |
Compassos Equivalentes e Derivados | 54 |
Escalas Menores – Forma Primitiva ou Natural | 55 |
Escalas Menores – Formas HamrÕnica e Melódica | 56 |
Graus da escala | 57 |
Círculo das Quintas – Escalas Menores | 58 |
Tríades da Escala Maior (Parte 1) | 59 |
Tríades da Escala Maior (Parte 2) | 60 |
Tríades: maior e menor | 61 |
Tríade diminuta | 62 |
Progressão de acordes – Cifras | 63 |
Inversões das tríades | 64 |
Escala cromática | 65 |
Tríades das Escalas Menores – Tríade Aumentada | 66 |
Tétrades das Escalas Maiores | 67 |
O acorde Dominante – O trítono | 68 |
Tétrades das Escalas Menores | 69 |
Inversões dos acordes de 4 sons | 70 |
Modos (Parte 1) | 71 |
Modos (Parte 2) | 72 |
Harmonização – Melodia em tonalidade maior | 73 |
Harmonização – Melodia em tonalidade menor | 74 |